quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sim, é possível ganhar dinheiro com a internet

Muita gente ainda desconfia da internet como plataforma de trabalho, olhando “atravessado” quando a gente diz que ganha dinheiro com isso. Isso é compreensível, se pararmos para pensar o quanto a internet evoluiu. O mais impressionante é a velocidade com a qual isso vem acontecendo continuamente, desde que Tim Berners Lee criou a WEB propriamente dita em 1989.

Mas podemos dizer que um dos grandes marcos da WEB foi o surgimento do Google, que apareceu para revolucionar os mecanismos de busca e tornar a internet um lugar ainda mais rico e complexo. Afinal, hoje conseguimos encontrar de tudo na internet, e a ferramenta de busca do Google é líder incontestável nesse quesito – o que acabou por criar a máxima “Se o Google não acha, é porque não existe”.

Juntamente com o desenvolvimento rápido das novas tecnologias em internet, houve também o barateamento de computadores e links, fato esse que proporcionou uma disseminação cada vez maior da informação. Muito mais gente com acesso à internet, mais procura e mais demanda de conteúdo.

A partir daí, a internet passou a se tornar um meio essencial nas nossas vidas, e por isso não poderia deixar de ser uma plataforma de trabalho ideal. Com alcance global e infinitas possibilidades, todas as empresas hoje em dia precisam marcar sua presença online também – algumas, inclusive, existindo apenas virtualmente.A publicidade online, então, cresceu com força total. E o que antes eram apenas alguns banners fixos ou rotativos caríssimos para o anunciante e muito difíceis de serem conseguidos pelos sites, se transformou numa mídia estável e acessível a todos – tanto para o anunciante, quanto para o veículo, que pode ser qualquer site ou blog.

Atualmente, existem cada vez mais programas de afiliados e de publicidade online disponíveis para qualquer um que queira ter anúncios no seu blog ou site. A instalação é muito simples, e os anúncios geralmente são bem segmentados, o que garante um direcionamento bem maior ao usuário final. Além disso, a grande maioria trabalha com pagamento por clique, o que torna o processo justo tanto para o anunciante, quanto para o veículo (site onde o anúncio é exibido).

Dos programas de rentabilização online existentes, o Google AdSense é sem dúvidas o mais garantido e bem estruturado, com maior cartela de clientes anunciantes. Por ter a credibilidade do Google, já existe um diferencial; qualquer um que tenha um site ou blog com conteúdo legal e não pornográfico pode ser um veículo de anúncios. Não importa o tamanho do seu site, ele poderá exibir anúncios de grandes empresas nacionais. O que vai fazer o diferencial é o tipo de conteúdo que você disponibiliza no seu site: é isso que vai definir quais anúncios serão exibidos.
Minha história com o AdSense

Qualquer pessoa pode exibir anúncios do AdSense; mas é claro que daí a ganhar dinheiro que realmente seja substancial, existe um grande passo. Porque cada clique gera um valor bem pequeno, dependendo do anunciante. Então, no começo, é sempre pouco, achamos que não vai dar em nada. Mas se o seu site ou blog possui conteúdo realmente relevante, vai atrair visitas. E com o passar do tempo, e a sua manutenção constante, vai gerar um retorno.
Comigo foi assim: começou com uma página específica do meu site, que falava sobre o filme “O Segredo”. Essa página tinha um anúncio, e começou a gerar muitas visitas. Aos pouquinhos, o meu AdSense começou a gerar cerca de 5 dólares por dia.

Como sempre fui uma pessoa de visão, pensando sempre um passo ou dois, e até três passos à frente, resolvi criar um site específico sobre o assunto. Fiz um subdomínio no meu próprio site, com um blog, e implementei algumas coisas a mais para gerar interatividade dos usuários. Daí toda a história começou. O site cresceu e se tornou a maior comunidade brasileira de pessoas que se interessam pela Lei da Atração. Procure por “O Segredo” no Google e você vai encontrar o “Além do Segredo“, numa das primeiras posições.

Porém, esse não foi o projeto que realmente me fez sair do emprego e “viver de AdSense”. Depois que vi as possibilidades, resolvi iniciar outros projetos, com ênfase em serviços gratuitos ligados ao entretenimento. Foi aí que surgiu o SemFrescura.net, inicialmente um blog de humor, que foi se transformando com o passar do tempo em uma rede de relacionamento com serviços de fotomontagens.

Em 2008, 1 ano depois, eu pude sair do emprego para me dedicar exclusivamente aos meus sites.
Fácil? De maneira alguma. Trabalhei muito, e ainda trabalho bastante, pois para dar dinheiro, um site com publicidade precisa ter uma quantidade considerável de visitas. Atualmente, o meu site com mais visitas é o Fotomontagens.net, com mais de 10.000 visitantes únicos diários. Isso gera um custo alto com servidor dedicado e dores de cabeça eventuais, pois caso aconteça algum problema e o site fique fora do ar, você estará perdendo dinheiro de verdade. E quem está acessando o site pela primeira vez, e o encontra fora do ar, não costuma voltar depois.
Entretanto, tenho a liberdade de trabalhar de casa (ou de qualquer lugar com internet), no horário em que preferir.

Ser programadora é uma vantagem, pois posso desenvolver meus sistemas personalizados, criar os projetos que me vier na cabeça, sem ter custos de produção. Mas quem tem blog, leva vantagem em cima de sites de relacionamento, pois quanto mais conteúdo relevante o seu site tiver, melhores serão os anunciantes, pagando mais por cada clique. A partir daí, precisa-se trabalhar bastante com a divulgação, usando redes sociais por exemplo.

O mais importante é ter conteúdo relevante, e paciência! Manter o site atualizado, adicionando sempre novidades e mais conteúdo. Quando mais conteúdo o seu site ou blog tiver, mais visitas ele terá, porque mais pessoas encontrarão algo de interesse nos mecanismos de buscas, linkando para o seu site.
Boa Sorte!

fonte: Ericka Focke

Para encontrar produtos virtuais e começar a ganhar uma grana extra acesse nosso site:
http://www.inpromocenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário